Valerie é uma atriz bilingue anglo-portuguesa, mãe de dois jovens talentosos e é casada com o Peter, com quem partilha a sua pitoresca casa em Sintra, Portugal. A sua carreira como atriz em peças clássicas e contemporâneas tanto em inglês como em português, foi bem recebida pela crítica, tendo já feito várias digressões internacionais a várias cidades de vários continentes.
Nascida em Lisboa, estudou no conservatório de Música e na Escola Superior de Teatro, tendo posteriormente conseguido um lugar na prestigiosa RADA (Royal Academy of Dramatic Art) em Londres. Após completar a sua formação, passou vários anos em Teatro de Repertório e em digressão por todo o Reino Unido, tendo represento em quase todos os seus principais teatros, desempenhando papéis importantes na capital da Fringe e no West-End.
Com trinta e cinco anos de carreira, já tem muitas histórias para contar – desde a sua participação nos festivais de Avignon, Jerusalém e Edimburgo, a representante da Grâ Bretanha no Teatro da Nações (Sofia) e em Nova Iorque em “Britain Salutes NY”. Foi distinguida com os prémios Arthur Wontner e Ivor Novello para movimento, recipiente com o grupo de teatro ATC no Donmar em Londres de um SWET award e em 1993 recebeu a Ordem de Mérito pela Expansão da Cultura portuguesa.
Tendo-a observado frequentemente no palco e no ecrã, assim como pelas nossas lentes - vemos logo a sua energia e a sua paixão contagiosa, atributos pelos quais é reconhecida. A sua versatilidade é igualmente impressionante, e a sua habilidade natural de moldar a sua presença de um modo convincente aos papéis, tanto em tragédia, como em comédia, mostra a intensidade da sua dedicação à profissão.
Nos últimos anos encenou e atuou em várias produções e tournées, tendo tido também papéis memoráveis para televisão, filme e rádio. Aos sessenta anos, não é visível qualquer diminuição do seu empenhamento – antes pelo contrário, parece desfrutar as oportunidades que a maturidade lhe conferiu.
A nossa vídeo-montagem é apenas uma pequena amostra do seu trabalho em palco, tanto clássico como contemporâneo, assim como vários papéis no grande ecrã, desde Português Arthouse a longas metragens americanas. Trata-se de um tributo á sua energia e entusiasmo, não só para mostrar o seu evidente talento e versatilidade, mas também o seu calor humano, alegria e sentido de humor (sempre em abundância) ao aceitar um dos desafios mais difíceis da sua profissão, papéis de uma “Atriz de uma certa idade.”
Esperemos que goste,
Irisbranca 2013
SPOTLIGHT ON VALERIE BRADDELL
2013 Drew eM | irisbranca media
energia, empanhamento